sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Iremos falar do mais clássico dos clássicos:Sailor Moon!



Olá Pessoal,

Como havia dito, este mês teremos uma homenagem ao Animê, reportagens e
 novidades vão girar em torno do Animê!

Existe uma lista de inúmeros animes que conquistaram legiões de fãs em todo o nosso país, que deixaram a suas marcas intrínsecas em nossa vida. Para falar a verdade chega até a ser difícil citar alguns: Cavaleiros do Zodíaco, Yu Yu Hakusho, Pokemon e por ai vai. O que acaba sendo hilário, pois se analisarmos friamente a cultura brasileira é totalmente oposta à cultura japonesa. Seus dogmas, direcionamentos... tudo é oposto. Mas mesmo com estas dificuldades umas certas garotas de uniforme de marinheiro conseguiram quebrar barreiras: emocionaram mulheres, homens, crianças, adultos e adolescentes de uma forma totalmente inesperada. Sim, estamos falando do mais clássico dos clássicos: Sailor Moon!



Sou uma fã assumida e desesperada por Sailor Moon. Me lembro de acompanhar religiosamente a primeira temporada (conhecida como série clássica) exibida em exaustão pela falecida Rede Manchete nos primórdios de 1996. Na época, não tínhamos tantas informações disponíveis via internet, e quando se tinha, o acesso não era para todos. Sendo assim, o meu refúgio eram as revistas. Até hoje lembro do meu horror ao descobrir por intermédio de uma revista da época que a Usagi (em terras brazucas rebatizada de Serena) iria ter uma filha de cabelo cor de rosa. Mas, chega das minhas memórias, vamos ao que realmente interessa!

A história de Sailor Moon gira em torno de um grupo de jovens que lideradas pela personagem título passam a defender o mundo da injustiça com poderes estelares. A protagonista, Usagi Tsukino (ou Serena Tsukino) é uma típica adolescente – bem humorada, que preza a amizade acima de tudo, porém é comilona, extremamente chorona e péssima na escola! Um dia Usagi se vê frente à frente com uma gata, Lua, que tem em sua testa uma imagem de lua crescente, e que de uma hora pra outra desata a conversar com a jovem estabanada. Usagi descobre por intermédio da estranha gata falante que ele é uma das lendárias guerreiras da Lua, que deveriam lutar e proteger a Princesa da Lua e o Milênio de Prata. O mais estranho de tudo é que a Princesa da Lua esta na Terra, e Usagi terá de encontrá-la – além é claro de encontrar as outras senshis que irão ajudá-la nesta tarefa. É neste momento que Usagi passa a ser conhecida como Sailor Moon e usando um uniforme de marinheiro entoa a tão famosa frase “Punirei você em nome da Lua!”. Era esse o começo de um mito. O primeiro passo de uma das séries mais badaladas dos anos 90.

Conforme os episódios seguem a sua ordem natural, somos apresentados as novas personagens: Ami Mizuno (Sailor Mercúrio)Rei Hino (Sailor Marte)Makoto Kino (Sailor Júpiter, e que foi rebatizada no Brasil de Lita) e Minako Aino (Sailor Vênus, ou Mina no Brasil). Além das primeiras cinco senshis seremos apresentados, ainda durante a série clássica, a mais um personagem de grande repercussão em toda a série: Tuxedo Mask, um jovem que sempre aparece vestido de smoking, com uma rosa de ponta afiada e sempre salva Usagi e as outras senshis nos momentos de necessidade. Tuxedo Mask nada mais é do que o alterego de Mamoru Chiba (que aqui no Brasil foi infelizmente rebatizado de Darien). No decorrer das próximas séries várias outras senshis e personagens se unirão à Usagi e cia limitada, mostrando que a imaginação da autora não tem limites.

Toda a história da série clássica é dentro da procura pelo Cristal de Prata, que somente irá aparecer depois de reunirem os sete Cristais Arco Iris que estão dentro de corpo de pessoas espalhadas nos mais diferentes locais. Essa primeira “temporada” possuía 46 episódios e com um final, diríamos, chocante, deixaram os fãs extasiados para saber qual seria o destino final de suas marinheiras da lua preferidas. Porém, os fãs menos afortunados tiveram que esperar um boooom tempo para tal façanha. A Rede Manchete, emissora que se transformou em um reduto para os fãs de animação japonesa, saiu do ar em 1999, antes de exibir as outras temporadas tão esperadas pelos fãs. Posteriormente Sailor Moon R, a segunda temporada foi exibida (com alguns ‘cortes’) na Rede Record, mas os fãs tiveram a oportunidade de assistir a série completa durante a sua exibição no canal à cabo Cartoon Network.

Ao todo, Sailor Moon possui cinco séries (divididas em Sailor Moon, R, S, SuperS Stars) além de 3 filmes. O mais chocante é com certeza a questão dos mangás. O mangá de Sailor Moon foi um sucesso estrondoso por todos os lugares onde passou, porém, devido à uma questão de direitos autorais até hoje não muito esclarecida, Naoko Takeuchi, a mente criativa por detrás das marinheiras da lua, nunca havia dado autorização para a sua publicação. Depois de anos – e muito próximo do aniversário de 20 anos da série – Naoko liberou os direitos autorais e o mangá foi liberado para publicação. E o mais incrível? Os dois primeiros volumes já lançados nos Estados Unidos até 2011 conseguiram o impensável: alcançar a lista de mais vendidos do mais prestigiado jornal do país, o The New York Times. Um feito e tanto para uma série tão antiga. Os fãs saudosistas entraram em surto coletivo com o lançamento, mas ficaram (ou melhor, ainda estão!) à ver navios esperando pelo lançamento do mangá em terras brazucas.

Como boa fã enlouquecida, não pensei duas vezes em importar o primeiro volume do mangá... Sim, eu comprei essa bela preciosidade (e neste momento estou no aguardo do volume dois, já devidamente requisitado para suprir a minha fúria!). E tenho que assumir: quando peguei o mangá nas mãos pela primeira vez, chorei. Tudo bem que eu sou pior do que mulher grávida assistindo comercial de margarina, mas mesmo assim. Foi um mix de sentimentos. Lembro quando inventei de entrar em um curso de língua japonesa. Todos achavam que era devido ao encanto que tive pela cultura nipônica, vontade de viajar ou qualquer coisa do tipo. Mas a minha verdadeira razão era simplesmente a necessidade de aprender o idioma para que assim pudesse ler o mangá de Sailor Moon em sua língua original, haja visto que a história dos direitos autorais nunca explicados era antiga e eu já sabia que não conseguiria lê-los assim tão cedo. Até mesmo a esperança de um dia conseguir ter a edição em inglês em minhas mãos parecia um tanto quanto descabida na época.



Acho que nem preciso dizer o quão rápido eu devorei essa leitura. A cada página eu relembrava dos surtos, das brincadeiras de escola, das minhas lindas bonequinhas das guerreiras que enfeitavam meu quarto (e que logo após o término da leitura foram resgatadas do seu escuro fundo do armário, tomaram ‘banho’ e voltaram para a estante da minha biblioteca!)... Enfim, foram tantos sentimentos que perdi uns dez minutos apenas encarando o lindo mangá em minhas mãos. Uma sensação de ‘perda’ também invadiu a minha mente: dos fãs que enquanto o mangá não for publicado no Brasil, não poderão ler e se emocionar com a caminhada de Usagi. É uma pena que a publicação do mangá no Brasil não tenha sido confirmada. As especulações sempre existem, talvez uma mais incrível do que a outra, porém, uma confirmação tarda a chegar.

Para maiores detalhes sobre o meu anime preferido EVER! indico o super atualizado SOS Sailor Moon Brasil, que possui em seus arquivos detalhes sobre as cinco séries, seus filmes, mangás, material de fãs, eventos, até mesmo o Musical e o Live-Action que foram gerados após o sucesso da série.

Espero que tenham gostado dos meus comments sobre Sailor Moon! E fiquem de olho no Sindicato do Fã, pois teremos mais novidades em breve!

Até! J

Vivika 

Um comentário:

  1. Oi, eu sou fascinada e louca por essa série
    Qdo vcs souberem qdo e se o manga vier pro Brasil,Por favor avise-me!!!!!!!!!!!!!!!!
    Obrigada desde já.

    ResponderExcluir