domingo, 24 de fevereiro de 2013

OS CAVALEIROS DO ZODÍACO


OS CAVALEIROS DO ZODÍACO

Saint Seiya (聖闘士星矢 Seinto Seiya), conhecido nos países lusófonos como Os Cavaleiros do Zodíaco, é uma série japonesa de mangá, escrita e ilustrada por Masami Kurumada, publicada na revista Weekly Shōnen Jump de 1986 a 1991 e adaptada para anime pela Toei Animation de 1986 a 1989.
A história mostra cinco guerreiros místicos chamados de "Cavaleiros" (ou "Saints" no original) que lutam vestindo "Armaduras" (ou "Cloths") sagradas baseadas nas diversas constelações que protegem cada um dos guerreiros. Os Cavaleiros têm como missão defender a reencarnação da deusa grega Atena em sua batalha contra outros deuses do Olimpo que pretendem dominar a Terra.

Tanto o mangá original quanto sua adaptação em anime fizeram muito sucesso no Japão e em diversos países da Europa e América Latina, incluindo Hong Kong, Singapura, França, Itália, Espanha, México, Peru, Argentina, Colômbia, Equador, Chile, Brasil e República Dominicana.

Quatro filmes da série foram exibidos em cinemas japoneses. O anime foi cancelado em 1989, deixando uma das sagas do mangá sem adaptação. Porém, em 2002, a Toei Animation continuou o anime com três séries OVA (a última teve fim em 2008) e um quinto filme foi exibido em 2004.

Quando Masami Kurumada estava no processo de criação do mangá, o nome do cavaleiro de pégaso seria Rin, e o título "Ginga no Rin" (Rin da Galáxia). Entretanto, depois Kurumada mudou o nome do personagem para Seiya, por julgá-lo mais adequado, isto porque em kanji, Seiya significa "flecha estelar" (uma referência à constelação de sagitário, signo de Seiya e do próprio Kurumada). Finalmente, o título foi mudado para Saint Seiya porque os defensores de Atena seriam chamados de "santos cavaleiros".

Seiya foi inspirado no personagem Takane Ryuuji, protagonista do mangá Ring ni Kakero, também de autoria de Kurumada.


Mangá

O mangá original foi criado, escrito e ilustrado por Masami Kurumada na revista Weekly Shōnen Jump entre 1986 e 1991 e dividido em 28 volumes.
A série tem três sagas principais: Santuário, Poseidon e Hades. O volume 13 também contem uma história independente chamada Nastassja da Terra do Gelo.
Além dos volumes originais, a série foi reimpressa quatro vezes: em 1995, 2001, 2003 e 2007.
 
 
Outras séries

Durante 2002, um novo mangá chamado Cavaleiros do Zodíaco: Episódio G começou a ser produzido. A história acontece 7 anos antes dos eventos do mangá original e 6 anos após a morte do Cavaleiro de Ouro Aioros de Sagitário, com Aioria de Leão como protagonista. Durante a série, os Titãs são trazidos de volta à vida com a missão de recuperar sua terra, e os Cavaleiros de Ouro são enviados para impedi-los e proteger os humanos. Esta nova série de mangá é escrita e desenhada por Megumu Okada, com a autorização de Kurumada. Os capítulos são publicados naChampion RED, com 19 volumes já lançados e encontra em hiatos desde de 2012, no ano em que foi previsto que a série deve ser finalizada no próximo volume, o volume 20.




Em 2006, Kurumada deu continuidade à história de Os Cavaleiros do Zodíaco com Saint Seiya: Next Dimension. A história continua com a a Guerra Santa anterior entre as divindades do universo da série. Heróis do presente voltam no tempo para salvar Seiya de Pégaso de sua morte iminente. A obra é publicada na revista Shōnen Champion e tem sua publicação por temporada (apróximadamente 8 capítulos sequenciados e volta a ficar em hiato por meses), lançando praticamente um volume por ano. No início de 2013 foi lançado o volume 7 e foi previsto o retorno do mangá na temporada de verão do mesmo ano (junho/julho de 2013).




Ainda em 2006, outra série de mangá chamada de Saint Seiya: The Lost Canvas começou a ser publicada, contando uma interpretação alternativa da Guerra Santa que ocorreu no século XVIII, 250 anos antes da série original. A história se desenrola a partir de Tenma, o Cavaleiro de Pégaso, e seus amigos Alone e Sasha, que viria a se tornar respectivamente: Hades e Athena. Assim como Saint Seiya: Next Dimension, é publicada na revista Shōnen Champion, com os traços e história de Shiori Teshirogi e supervisão de Kurumada. O mangá foi finalizado no capítulo 223, com 25 volumes, em abril de 2011. Porém na edição da Shonen Chanpion semanal que lançou o ultimo capítulo foi revelado que a série continuaria, lançando mini-sagas dos cavaleiros de ouro, atualmente se encontra com 6 volumes finalizados, cada um contando históia de um cavaleiro, e na produção do sétimo. Os cavaleiros que tiveram suas hisótias publicadas foram: 1.Albafica de Peixes, 2.Kardia de Escorpião, 3.Degel de Aquário, 4.Manigold de Cancer, 5.El Cid de Capricórnio e 6.Regulus de Leão, atualmente a história em lançamento é a do cavaleiro de ouro Asmita de Virgem.

Uma nova série de anime da Toei Animation, com o nome Saint Seiya Ω, começou a ser exibida em abril de 2012. É uma história original (spin off), que não segue a continuidade do mangá de Kurumada. A história se passa 25 anos após a série original (se passando por volta de 2012), contando a história de Kouga, uma criança que foi criada por Saori Kido e treinado por Shina de Cobra para se tornar o cavaleiro de pégasus. Nessa era, Seiya, Shun, Shiryu, Hyoga e Ikki são considerados cavaleiros lendários e Seiya, apesar de ter sumido anos atraz, é conhecido como o maior dos lendários cavaleiros. Quando Kouga era bebê, houve uma guerra contra o deus Marte (é como Ares, deus da Guerra, para os romanos), onde saíram-se vitoriosos, porém Seiya sumiu na batalha final, Shiryu perdeu os cinco sentidos, além de todos (incluindo Saori) terem sido corrompidos por um cosmo negro que corrói aquele que usa cosmo. Uma das novas coisas acrescentadas na série são elementos naturais do cosmo, onde para você ser um cavaleiro, não basta ter e saber usar o cosmo sábiamente, você deve aprender a usar seu elemento cósmico. Eles são: água, terra, fogo, ar, raio, luz, sombra/trevas. Os seis protagonistas do anime possuem elementos diferentes respectivamente: Ryuho de Dragão (filho de Shiryu com Shunrei), Haruto de Lobo, Souma de Leão Menor, Yuna de Águia, Eden de Órion e Kouga de Pégasus. Outra coisa nova na série é o design das armaduras que é muito diferente das armaduras comuns vistas em qualquer outra saga de Cavaleiros, possuindo um design bonito, porém partes da armadura (principalmente as golas) parecem serem feitas de pano. Urnas das Armaduras foram banidas! Lembram-se de Seiya usando uma caixa para carregar? Aquelas caixas foram transformadas nas Cloth Stone, que são pequenas pedras que invocam as armaduras para o cavaleiro. Por exemplo, o Kouga de Pégasus usa um colar como Choth Stone e Ryuho de Dragão usa um anel.

 Anime
 

A adaptação para anime é baseada no mangá de mesmo título e segue o mesmo enredo. Produzido pela Toei Animation, teve sua estreia no Japão no canal TV Asahi em 11 de outubro de 1986 e durou até 1989. Foi dirigido por Kōzō Morishita (episódios 1–73) e Kazuhito Kikuchi (episódios 74–114). Os desenhistas da obra foram Shingo Araki e Michi Himeno, com trilha sonora composta por Seiji Yokoyama. Os escritores responsáveis por adaptar a história de Kurumada foram Takao Koyama e Yoshiyuki Suga. A série tem três sagas: Santuário (episódios 1–73),Asgard, exclusiva do anime (episódios 74–99) e Poseidon (episódios 100–114).

A série foi originalmente exibida em Portugal pela RTP entre 1992 e 1993, na sua versão original japonesa e sem genérico de abertura ou encerramento. A exibição da série acabou por ser prematuramente cancelada, com apenas 36 episódios, por alegadas queixas relacionadas com o seu conteúdo violento da parte dos pais. A SIC iniciou a transmissão de uma versão portuguesa da série em 1999, marcada pelas constantes mudanças de horário, que começou aos domingos pelas 12 horas, passou para terças e quintas às 9 horas e tendo acabado nesses dias às 7:30 da manhã. O canal Animax transmitiu a versão japonesa com legendas.

No Brasil, a série foi exibida originalmente pela extinta Rede Manchete entre 1994 e 1997 e foi reprisada pelo Cartoon Network a partir de 2003 e pela Band na TV aberta desde 2004, ambos em uma versão redublada. Em 2010, a Band exibiu a saga de Hades, até então inédita no país.[3], como teve uma reprise em 24 de Dezembro de 2012. Lost Canvas permanece inédito na TV, porém lançado apenas em DVD em 2010 com a dublagem dos estúdios DuBrasil, enquanto o Omega estará sendo desenvolvido na dublagem do mesmo estúdio em 2013.

Por hoje é isto...amanhã tem mais ... :P

Por Carine Gomes (Parker)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário