sábado, 9 de fevereiro de 2013

O poder das histórias curtas...


DEATH NOTE e ANOTHER
O poder das histórias curtas

            A morte sabe como contar uma boa história.

            Digo isso porque as duas melhores séries de anime que eu conheço têm a morte como tema.

            DEATH NOTE é uma obra prima de 36 episódios que rivaliza com as melhores historia de detetive já escritas. O estudante “Light Yagami” encontra um caderno sobrenatural que permite matar qualquer pessoa apenas escrevendo o nome da vítima. De porte do Death Note, Light inicia um plano para eliminar a maldade assassinando criminosos do mundo todo de ataque do coração. As mortes levantam suspeitas e o detetive internacional conhecido apenas por “L” inicia um jogo de gato e rato que move todo o anime.
A mitologia do “Caderno da Morte” e a inteligência “sherlockiana” de Light e “L” são o ponto forte da animação. E não tenha receio de torcer pro vilão em alguns momentos devido ao brilhantismo que ele lida com as reviravoltas da historia.

ANOTHER é ainda menor, mas com apenas 12 episódios consegue prender o espectador numa trama de suspense e terror. Em 1972 o estudante Misaki Yomiyama  da sala 3-3 da escola Yomiyama morreu inesperadamente. Misaki era tão querido por colegas e professores que todos se recusaram a aceitar sua morte e continuaram agindo como se ele ainda estivesse vivo. 
Quando a foto de graduação foi tirada o estudante morto estava lá.  Desde então a morte se sente convidada a estar na sala 3-3.
É tudo que pode-se falar da historia sem estragar nenhuma surpresa, mas garanto que é um ótimo conto de terror, repleto de sustos, sangue e arrepios.
  
Embora eu seja apaixonado por Cavaleiros do Zodíaco, Naruto e Yu Yu Hakusho, o tamanho agigantado de suas tramas contribui para que ela tenha altos e baixos. Algo muito comum em séries de TV Americana.

Sendo assim, histórias curtas, quando bem trabalhadas, conseguem manter a qualidade mais facilmente, além de ser uma ótima indicação para quem está começando a ver animes agora. Afinal ver 12 (ou 36) episódios é mais atraente do que ver 500, rsss


Fica a dica.



Helio Francis

Twitter: @nickman38

Nenhum comentário:

Postar um comentário