quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Projeto Potter em Orfanatos




Olá Pessoal,

Gostaria de apresentar a vocês um projeto o qual eu (Crix) particularmente me apaixonei e dou apoio e incentivo para que continue, chama-se Projeto Potter em Orfanatos.

Conheci alguns dos membros do projeto em um evento do Grupo Alpha, o Potter Fiction, são jovens que tem de 13 a 30 anos e também uma senhora com 60, que visitam orfanatos, fiquei curiosa para saber mais sobre o projeto e a Ruth Issaho, que é a responsável pelo projeto aqui em São Paulo me contou:

 " Esse projeto foi idealizado pela escritora Renata Ventura (Autora de 'A Arma Escarlate') e tem como objetivo fazer visitadas a casas de acolhimento para ler e, se possível, encenar Harry Potter e a Pedra Filosofal para as crianças.
O objetivo do projeto, além de incentivar a imaginação e curiosidade dos pequenos, é mostrar a eles o que cada fã de Harry Potter encontrou na fantástica obra da J.K.: Amor, amizade, lealdade, coragem. Pode parecer pouco, mas acreditem, não é. Além do aprendizado, que não consigo descrever, que Hogwarts me deu, do conforto e acolhimento que recebi na Escola de Magia e Bruxaria na época em que mais precisei (o que acredito ser o caso de muitos fãs), o fato de você estar indo até aquele lugar, sem receber nada em troca, mas indo, por eles, já é algo que simplesmente meche com o coração das crianças. Elas não recebem uma grande quantidade de visitas, e nós estarmos indo passar um tempo com elas, nos divertindo com elas, só isso já faz tudo... mágico.
Todos os integrantes interessados no projeto são voluntários, e tratando em fatos, desde o inicio o projeto vem enfrentando imensas dificuldades, pelo principal motivo da falta de comprometimento da maioria das pessoas que estavam participando. No ultimo mês, conversando com os outros representantes, descobri que todas as zonas (São Paulo costumava ser divido em Zonas, Norte, Sul, Leste, Oeste e Centro) sofriam do mesmo problema, e decidimos que não adiantava manter-nos separados e nenhum dos projetos dar certo. Por esse motivo, na ultima semana, estamos resgatando os reais interessados em fazer as visitas, ou ajudar no que for possível, em um só grupo, para que esse grupo siga com todo o embalo, pois nossa causa é justa, e não desistiremos fácil.
Para aqueles que estão interessados existem diversos meios de participar, seja doando livros de Harry Potter (ou outros tipos de livros, que nós trocamos nos Sebos da cidade), pois a nossa intenção é deixar a história nas casas de acolhimento para que as crianças possam continuar a leitura.
Seja indo nos nossos encontros e ajudando a montar cenário, ou doando alguma parte de figurino (pois a intenção é que as peças sejam caracterizadas), participando ativamente com a gente, ou no teatro, ou como narrador, ou até mesmo fazendo companhia para as crianças enquanto nos apresentamos, ou doando algum tipo de coisa especifica, por exemplo, temos uma voluntária que se comprometeu a fazer doces caracterizados (Feijõezinhos, sapinhos de chocolate e etc) para levarmos para as visitas. Toda ajuda é aceita, desde que o ajudante se comprometa a trabalhar em grupo e a realmente participar, estar disposto."
Este projeto precisa de ajuda, se você que está lendo isto agora, saiba que você pode ajudar, seja doando um livro, aquele que está encostado na estante, pegando poeira porque você não gostou, ou então aquele DVD que você ganhou repetido e não sabe o que fazer, aquele mangá que você não gostou, ou algo que você acha que pode ajudá-los, não exite ou  deixe para depois, o depois sempre vai para o esquecimento, saiba que tudo o que eles precisam é de incentivo, para manter acesa essa chama de SOLIDARIEDADE, coisa que está em falta hoje em dia nos jovens!

Toda a organização do projeto é feita através da internet, tendo como meio principal o facebook, eles fazem encontros presenciais a cada 15 dias e o local dos ensaios, é no Centro Cultural Vergueiro, em cima da Estação Vergueiro de Metrô.
A Ruth se coloca a disposição para responder perguntas que vocês tiverem  e informa que serão respondida o mais rápido possível, vocês podem entrar em contato com ela, por e-mail  ou  facebook: clique aqui 

O texto abaixo é da Ruth Issaho Alberti, e sinceramente foi o que eu (Crix) precisava para decidir fazer esta pequena reportagem sobre o projeto, Ruth desejo a vocês todo sucesso!!
E como disse vou ajudar sempre e como puder!

“Sei que a responsabilidade que estou assumindo é muito grande, sei que muitas vezes não vou ser boa o bastante, e nem ajudar tanto quanto gostaria... Mas eu creio que estou fazendo o melhor possível. Quando eu conheci o projeto, eu não fazia ideia da sua dimensão, não fazia ideia de quem tinha criado, quais eram os objetivos e nem por onde começar... Mas, quando vi o slogan, uma frase, apenas uma frase, me fez perceber o quanto isso iria crescer. “Por que todo órfão tem um pouco de Harry Potter”, era essa a frase que eu vi... E sabe, não espero que algumas pessoas entendam o sentido gigantesco que essa frase tem... Só espero que compreendam o que o projeto pode significar pra essas crianças. Harry cresceu praticamente sozinho, na casa dos tios nunca existiu amor, os pais morreram quando ele era criança, sua vida parecia sem escapatória. E de repente, de uma hora pra outra, um gigante barbudo derruba sua porta e conta-lhe a maior das verdades... Harry Potter era um bruxo. Desde então, a vida de Harry vira de cabeça pra baixo, ele é levado pra um colégio de Magia, onde tudo é possível, ele faz amigos verdadeiros, e consegue muito mais do que uma família, o menino bruxo consegue um lar. O intuito do projeto é mostrar essa história pras crianças, pra que elas embarquem nesse mundo novo e especial, pra que elas saibam que não é o fim, que elas não estão sozinhas, e que tenham esperança de um futuro melhor. Então, o intuito desse projeto é levar essas crianças o mais longe que elas podem ir... Deixar que elas flutuem pela mais alta nuvem, e mergulhem no mais profundo oceano... Levar a elas, o que se tornou o meu lugar especial, o meu lar, e o de milhões de outros PotterHeads pelo mundo, ensinar a elas, o que nós aprendemos: valores humanos, apreço pela vida, e o mais fundamental: gosto pelos livros.” – Ruth Issaho Alberti, 14 anos, São Paulo - SP / Coordenadora do Projeto na Zona Norte.



"E EU SEI, É SÓ UMA HISTÓRIA, MAS PARA MUITOS É BEM MAIS QUE ISSO." - (J.K Rowling)"

Nenhum comentário:

Postar um comentário